Header Ads

Não Perca a Esperança Em Meio ao Choro


Ver e ouvir o Devocional 'YouTube"! 🎧

Meditação: João 20:15

Perguntou-lhe Jesus: Mulher, por que choras? A quem procuras? Ela, julgando que fosse o jardineiro, respondeu-lhe: Senhor, se tu o levaste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei.

No domingo da ressurreição do Senhor, Maria Madalena encontrou o túmulo aberto e vazio, e um anjo informou que Jesus havia ressuscitado. Maria foi contar aos apóstolos, e Pedro e João foram verificar o túmulo. Maria ficou chorando, pensando que alguém havia roubado o corpo de Jesus. Então, Jesus apareceu para ela, mas, a princípio, ela não o reconheceu.

Maria estava tão envolvida em sua dor que não conseguiu ver além dos obstáculos que a rodeavam, impedindo-a de reconhecer Jesus. Somente quando Ele a chamou pelo nome, Maria conseguiu enxergar a ressurreição e a alegria de reencontrar o Senhor. Essa passagem nos ensina a não desistir de buscar a esperança, mesmo diante das dificuldades e das emoções que nos aprisionam.

Maria Madalena estava em uma grande luta na sua vida, ela achava que havia perdido Aquele a qual ela tanto amava, em meio ao sentimento de dor e angústia ela esqueceu do que Jesus tinha falado, que ao terceiro dia iria ressurgir.

O choro de Maria Madalena impediu os seus olhos, cheios de lágrimas, de verem além da “pedra”, do “túmulo”, dos “anjos”, do “jardineiro”. Impediu de verem o Jesus Ressuscitado, o motivo do choro de Maria era a ausência Daquele que havia suscitado sua esperança de vida.

Esperança a qual naquele momento estava atrás de um turbilhão de sentimentos, Maria Madalena procurava por um corpo sem vida, e no momento em que Jesus a chamou por detrás, mesmo ela sendo uma discípula fiel do Senhor, ainda sim, por um momento não conseguiu identificar a voz de Jesus.

Jesus insistiu mais uma vez e disse-lhe Maria! A Palavra d'Ele e o tom de Sua voz fez com que ela naquele exato momento rompe-se com o turbilhão de sentimentos que roubava a sua esperança e a partir dali enxergou a ressurreição e a vida, assim, ela reencontrou com grande alegria ao Senhor.

Podemos aprender com essa passagem bíblica, que mesmo diante de nossas fraquezas, a nossa busca por Deus têm que ser constante, precisamos nos esforçar ainda que o cenário não seja favorável, ainda que a dor insista em ficar, ainda que a ansiedade faça com que olhamos para a direção errada, ainda sim, não devemos desistir de lutar pela esperança.

Também aprendemos, ainda que a nossa humanidade queira colocar nossos problemas e emoções na frente de Deus, não podemos deixar de confiar na voz do Senhor, precisamos nos esforçar para que não venhamos colocar Jesus atrás dos turbilhões de nossas emoções, pois o certo é que Ele esteja a frente e no controle de tudo.

Maria estava tão envolvida com sua luta que não conseguiu conhecer Jesus e a sua voz, quando lhe perguntou por que chorava, chorar é uma forma de expressar o que sentimos. Choramos quando nos sentimos tristes, desanimados, frustrados, arrependidos, com dor, felizes e emocionados.

Chorar não é errado! Em Mateus 5:4 a Bíblia nos diz: Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados.

Deus Se preocupa com aqueles cujo coração está entristecido. O próprio Jesus Se tornou “homem de dores e experimentado no sofrimento” (Is 53:3). Ele que chorou com Maria e Marta junto ao sepulcro de Lázaro, chora conosco em nosso pesar. Ele é nosso grande sumo sacerdote que conhece e compreende como nos sentimos (Hb 4:14-16).

Só precisamos nos atentar em não permanecermos na dor ou no sentimento a qual têm como objetivo de nos aprisionar, levando assim a nossa alegria e esperança.

Por vezes, estamos diante da nossa vitória, mas não conseguimos reconhecer a benção que o SENHOR está entregando nas nossas mãos. Aí só sabemos expor nossas tristezas, nossas angústias nos atolando assim, em um turbilhão de sentimentos.

Todavia, seja qual for o motivo, permanece a verdade que Maria Madalena estava diante de seu MESTRE que acabará de triunfar sobre a morte e ainda sim, não se deu conta da presença d'ELE.

Assim como Maria, muitas vezes estamos diante de bênçãos e vitórias que não reconhecemos por estarmos envolvidos em nossas lutas e dores. Não podemos permitir que nossas dificuldades nos impeçam de ver a presença de Jesus em nossas vidas, de enxergar a vida onde parece haver morte, e de lembrar das promessas e ensinamentos divinos que nos sustentam.

Quais são os ensinamentos de Deus na sua vida que talvez as suas lágrimas estejam impedindo de ver como de fato são?

Portanto, não deixe que as lágrimas e aflições roubem sua esperança. Lembre-se de que Jesus venceu a morte e está ao seu lado, pronto para guiá-lo e fortalecê-lo. Confie na Sua voz e na Sua Palavra, e busque Nele a alegria e a paz que superam qualquer adversidade.

Jesus é a própria Esperança!

Nenhum comentário