Um Sonho Quase Perdido

Ele os viu chegar, tochas em movimento, entre as árvores, à medida que a multidão avançava a seu encontro, tomou à frente dos discípulos, todos confusos, ainda em estado de sonolência por dormir pouco e pelo muito estudo. Jesus, naquelas últimas horas, havia insistido com eles, tentando passar o ensino que lhes guiaria por toda a vida.
Quando ficou claro que Judas tinha vindo para trair a Jesus, entregando-o aos seus inimigos, os discípulos começaram a se agitar, o desespero tomou conta da situação, foi quando Pedro manejou sua espada que com perfeição cortou a orelha direita do servo do sumo sacerdote.

E um deles feriu o servo do sumo sacerdote, e cortou-lhe a orelha direita.E, respondendo Jesus, disse: Deixai-os; basta. E, tocando-lhe a orelha, o curou. Lucas 22:50,51 
Esta passagem é escrita em quatro dos evangelhos, o de Mt.26:51 ; Mc.14:47 ; Lc.22:50; Jo.18:10 e nos diz a respeito deste acontecimento que ocorreu no momento em que Jesus era capturado...João entre os quatro é o que identifica o servo do sumo sacerdote como Malco e Lucas o único que relata sobre o toque de Jesus na orelha de Malco e como consequência a "cura", talvez seja pelo fato dele ter sido um médico e como especialista sabia da dificuldade de se implantar um membro decapitado do seu corpo.

Um Sonho

Em nossa vida fazemos planos, projetos e temos como meta alcançá-los e conquistá-los mas existem fases e circunstâncias que esses sonhos são neutralizados e a partir dai surge uma dificuldade ainda maior, viver sem sonhar.
Malco era um homem que se achava na multidão errada, defendendo a causa errada, envolvendo-se com pessoas erradas, servo (discípulo) do sumo sacerdote a qual tinha como meta ser um sumo sacerdote, ele havia se dedicado dia após dia, e preparava-se para que o seu sonho fosse alcançado, em uma época a qual os sumos sacerdotes já não eram escolhido por Deus e sim indicado por Roma, Malco se dedicava aquilo que ele acreditava ser o certo, ele buscava alcançar o seu sonho dedicando-se fielmente ao ministério.
Mas para isso ele precisava está dentro do requisitos exigidos pela lei que está em Levítico capitulo 21, entre um deles ter a perfeição, nenhuma deformidade poderia ter no corpo de alguém que tivesse como meta ser um sumo sacerdote.

Um Sonho Perdido 

Malco ajoelhado, seu sangue escorrendo em sua mão a segurar a sua cabeça, do lado direito a qual a sua orelha foi cortada. Qual teria sido os sentimentos deste homem? 
Um sonho interrompido no momento em que a espada de Pedro decapitou a sua orelha, justamente a direita a qual o impossibilitava de exercer o sacerdócio uma vez em que, na consagração de um sacerdote o sangue de um cordeiro era passado pela expiação de seu pecado na ponta de sua orelha direita e polegares direitos. 
Medo, angustia, frustração e desespero, talvez seja esses os sentimentos que ele sentiu ao ver que além de sua orelha o seu sonho havia sido arrancado pela espada.

Escrevo a você que vive ou conhece alguém com uma história como a de Malco, que devido a uma circunstância viu sonhos sendo arrancados, neutralizados, projetos abandonados restando apenas a certeza de uma vida sem propósitos. Não se desespere! 
Mais ainda que o desespero vier sobre você, assim como o desespero tomou os discípulos de Jesus naquela situação, o Senhor está por perto e Ele jamais perde o controle. Jesus horas antes de se entregar, transpirava sangue pela angustia que Ele sendo Deus sabia que iria passar e ainda sim manteve o controle, Ele falou a Pedro: "Deixai-os; basta". 
Aproximou-se de Malco e enxergou muito além do externo que aquele homem seu inimigo aparentava, Jesus olhou e observou que em seu coração havia algo, o suficiente para que a sua misericórdia o alcançasse, o Senhor o "tocou e o curou".  Malco teve a sua orelha juntamente com o seu sonho restaurado naquele momento, este foi o ultimo milagre do ministério terrestre de Jesus antes de ser crucificado  "restaurar um sonho", Jesus vive e continua a restaurar projetos, sonhos e vidas, ainda que as circunstâncias nos levem ao desespero, Jesus jamais perderá o controle basta que eu e você viemos a chamar a atenção d'Ele para a nossa vida, o seu olhar, Ele não despreza um coração contrito. 
Imagino depois como foi a vida de Malco depois daquele encontro, toda vez em que ele olhasse e sentisse a sua orelha, ele traria em sua memória o olhar de Jesus, os passos do Senhor em sua direção e finalmente o toque, o Senhor não o julgou pelo fato de não está ao seu lado, acima de tudo o Senhor o amou. 

Jesus é o restaurador de sonhos e vidas, se você perdeu o seus sonhos e desistiu de lutar por eles, Deus é poderoso para fazer muito mais, confie e espere no Senhor Jesus, seja ministério, ou qualquer área de sua vida. Jesus pode mudar todas as circunstâncias.








Compartilhar Google Plus

Por: Marileide Goes

O Senhor Jesus sabe precisamente como você foi feito e por que foi criado. Quando algo em sua vida não acontece de maneira adequada, Ele sabe como consertar, quando você erra ou desvia dos  mandamentos de Deus.
Ele sabe como trazê-lo de volta e sabe como agir em meio às piores tragédias e erros de sua vida. 
    Blogger >> Comentário
    Facebook >> Comentário