Header Ads

Um Sonho Quase Perdido

Ele os viu chegar, tochas em movimento, entre as árvores, à medida que a multidão avançava a seu encontro, tomou à frente dos discípulos, todos confusos, ainda em estado de sonolência por dormir pouco e pelo muito estudo. Jesus, naquelas últimas horas, havia insistido com eles, tentando passar o ensino que lhes guiaria por toda a vida.
Quando ficou claro que Judas tinha vindo para trair a Jesus, entregando-o aos seus inimigos, os discípulos começaram a se agitar, o desespero tomou conta da situação, foi quando Pedro manejou sua espada que com perfeição cortou a orelha direita do servo do sumo sacerdote.

E um deles feriu o servo do sumo sacerdote, e cortou-lhe a orelha direita.E, respondendo Jesus, disse: Deixai-os; basta. E, tocando-lhe a orelha, o curou. Lucas 22:50,51 
Esta passagem é escrita em quatro dos evangelhos, o de Mt.26:51 ; Mc.14:47 ; Lc.22:50; Jo.18:10 e nos diz a respeito deste acontecimento que ocorreu no momento em que Jesus era capturado...João entre os quatro é o que identifica o servo do sumo sacerdote como Malco e Lucas o único que relata sobre o toque de Jesus na orelha de Malco e como consequência a "cura", talvez seja pelo fato dele ter sido um médico e como especialista sabia da dificuldade de se implantar um membro decapitado do seu corpo.

Um Sonho

Em nossa vida fazemos planos, projetos e temos como meta alcançá-los e conquistá-los mas existem fases e circunstâncias que esses sonhos são neutralizados e a partir dai surge uma dificuldade ainda maior, viver sem sonhar.
Malco era um homem que se achava na multidão errada, defendendo a causa errada, envolvendo-se com pessoas erradas, servo (discípulo) do sumo sacerdote a qual tinha como meta ser um sumo sacerdote, ele havia se dedicado dia após dia, e preparava-se para que o seu sonho fosse alcançado, em uma época a qual os sumos sacerdotes já não eram escolhido por Deus e sim indicado por Roma, Malco se dedicava aquilo que ele acreditava ser o certo, ele buscava alcançar o seu sonho dedicando-se fielmente ao ministério.
Mas para isso ele precisava está dentro do requisitos exigidos pela lei que está em Levítico capitulo 21, entre um deles ter a perfeição, nenhuma deformidade poderia ter no corpo de alguém que tivesse como meta ser um sumo sacerdote.

Um Sonho Perdido 

Malco ajoelhado, seu sangue escorrendo em sua mão a segurar a sua cabeça, do lado direito a qual a sua orelha foi cortada. Qual teria sido os sentimentos deste homem? 
Um sonho interrompido no momento em que a espada de Pedro decapitou a sua orelha, justamente a direita a qual o impossibilitava de exercer o sacerdócio uma vez em que, na consagração de um sacerdote o sangue de um cordeiro era passado pela expiação de seu pecado na ponta de sua orelha direita e polegares direitos. 
Medo, angustia, frustração e desespero, talvez seja esses os sentimentos que ele sentiu ao ver que além de sua orelha o seu sonho havia sido arrancado pela espada.

Escrevo a você que vive ou conhece alguém com uma história como a de Malco, que devido a uma circunstância viu sonhos sendo arrancados, neutralizados, projetos abandonados restando apenas a certeza de uma vida sem propósitos. Não se desespere! 
Mais ainda que o desespero vier sobre você, assim como o desespero tomou os discípulos de Jesus naquela situação, o Senhor está por perto e Ele jamais perde o controle. Jesus horas antes de se entregar, transpirava sangue pela angustia que Ele sendo Deus sabia que iria passar e ainda sim manteve o controle, Ele falou a Pedro: "Deixai-os; basta". 
Aproximou-se de Malco e enxergou muito além do externo que aquele homem seu inimigo aparentava, Jesus olhou e observou que em seu coração havia algo, o suficiente para que a sua misericórdia o alcançasse, o Senhor o "tocou e o curou".  Malco teve a sua orelha juntamente com o seu sonho restaurado naquele momento, este foi o ultimo milagre do ministério terrestre de Jesus antes de ser crucificado  "restaurar um sonho", Jesus vive e continua a restaurar projetos, sonhos e vidas, ainda que as circunstâncias nos levem ao desespero, Jesus jamais perderá o controle basta que eu e você viemos a chamar a atenção d'Ele para a nossa vida, o seu olhar, Ele não despreza um coração contrito. 
Imagino depois como foi a vida de Malco depois daquele encontro, toda vez em que ele olhasse e sentisse a sua orelha, ele traria em sua memória o olhar de Jesus, os passos do Senhor em sua direção e finalmente o toque, o Senhor não o julgou pelo fato de não está ao seu lado, acima de tudo o Senhor o amou. 

Jesus é o restaurador de sonhos e vidas, se você perdeu o seus sonhos e desistiu de lutar por eles, Deus é poderoso para fazer muito mais, confie e espere no Senhor Jesus, seja ministério, ou qualquer área de sua vida. Jesus pode mudar todas as circunstâncias.