Deus Capacita Seus Escolhidos
Depois da morte de Moisés, servo do Senhor, falou o Senhor a Josué, filho de Num, servidor de Moisés, dizendo:
Moisés, meu servo, é morto; levanta-te pois agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, para a terra que eu dou aos filhos de Israel.
O maior desafio para Josué foi assumir o papel de líder após Moisés, onde precisava não apenas conduzir o povo durante a travessia do Jordão, mas também liderar as batalhas necessárias para conquistar a terra que Deus prometeu ao Seu povo.
A responsabilidade de guiar e comandar o povo de Israel era muito grande, exigindo sabedoria estratégica e liderança firme para superar obstáculos físicos e enfrentar adversários em sua jornada rumo à Terra Prometida.
Moisés foi um líder muito bem sucedido devido a sua intimidade e obediência a Deus, o Senhor o capacitou e o ajudou em seu propósito de libertar os hebreus do Egito.
Mas na Palavra, Deus anuncia a morte de Moisés a Josué com o objetivo que ele compreendesse que agora o propósito de conquistar seria dele.
Penso eu, nos grandes conflitos que essa responsabilidade deve ter gerado a Josué, pois ele acompanhou muito de perto os desafios que seu líder Moisés passou nos momentos a qual o preparava para ser o seu sucessor.
Os grandes desafios que chegam sobre a nossa vida, chegam acompanhados também de muitos obstáculos a serem enfrentados, acredito que um dos maiores dos maiores seja o confronto com a nova realidade que chega junto ao desafio.
A realidade que Josué precisava encarar é que agora a responsabilidade era dele e demais ninguém, imagino que talvez ela possa ter pensado: Será que sou capaz, será que vai dar certo, será que vou conseguir suprir com as expectativas do povo e seu eu falhar?
Cobranças e mais cobranças, que para mim é um dos maiores confrontos que temos com o nosso "eu" diante aos nossos desafios, isto quando não surgem obstáculos disfarçados a vontade de nos escondermos ou até mesmo fugir sem saber pra onde.
No momento que Deus fala a Josué: Moisés, meu servo, é morto; levanta-te pois agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, para a terra que eu dou aos filhos de Israel.Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, te darei, como eu disse a Moisés.
Era como se o Senhor estivesse dando aquele choque de realidade a Josué... Josué pare de olhar para circunstâncias e olhe para mim, Moisés está morto mais eu estou aqui!
Levanta-te, agora e passe este Jordão para a terra que dou aos filhos de Israel, já esta dado, é só conquistar, ninguém poderá resistir, porque estou contigo! Como fui com Moisés, assim serei contigo, não te deixarei.
Quantas e quantas vezes deixamos de olhar para o Deus que capacita para olharmos e travarmos diante aos obstáculos de complexo de inferioridade?
Quantas e quantas vezes deixamos de nos preocupar com o que Deus pensa ao nosso respeito, porque estamos mais preocupados em saber sobre o que os outros pensam sobre nós.
Estratégias erradas a qual nos levará ao desânimo resultando assim em uma falta de posicionamento.
Depois que Deus diz a Josué, Levanta-te!
O Senhor diz a ele passar o Jordão e com a garantia de que a Sua Presença seria com ele, com a garantia que o Senhor não o deixaria só naquele desafio.
Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os seus escolhidos.
Esforça-te, e tem bom ânimo, a Bíblia nos diz que antes de sermos formados no ventre da nossa mãe, Deus já tinha nos escolhido.
Esta prova de amor atravessa o tempo e todas a circunstâncias. Antes de tomarmos conhecimento de quem éramos, já havíamos sidos separados por Deus.
Em João 15.1, Jesus nos diz:
"Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai conceda a vocês o que pedirem em meu nome"
Quando buscamos o Espírito Santo, meditando na Palavra e orando, o Espírito Santo nos edifica, guia e instrui a cerca daquilo que precisamos fazer. É o Senhor quem nos capacita, e o que precisamos fazer?
Somente se posicionar e confiar!
Pois a vida é feita de desafios, tente quantas vezes forem necessárias, não perca o foco, não perca a fé, não perca a esperança.
Persevere o quanto que você puder.
Não te mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não te atemorizes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus está contigo, por onde quer que andares.
Deus é contigo!
Postar um comentário